quarta-feira, 8 de junho de 2011

“Postais para campanha de Plínio Salgado”

Muitos detalhes das campanhas promovidas pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) se perderam ao longo do tempo. Alguns destes recortes temporais o blog História do Partido de Representação Popular vêm resgatando em suas postagens apresentando de forma didática ao leitor um pouco da história da política nacional. 
 
Mesmo para os pesquisadores do tema as descobertas são difíceis e demanda muito empenho, mas é um importante incentivo para continuar no trabalho de resgate histórico. Infelizmente é difícil encontrar informações sobre a maioria dos candidatos do PRP, porém no que se refere ao Presidente Nacional da legenda, Plínio Salgado, a abundância de material iconográfico nos faz ter uma idéia de como o Partido investiu na propaganda de seus candidatos. 

Recentemente descobri um fato curioso da campanha de Plínio Salgado para Presidência da República, nos anos 50, trata-se de uma série de postais editados pela Martim LTDA, de propriedade do empresario Rui Arruda. Anteriormente acreditava que a série se resumia a alguns postais, que eram ofertados a simpatizastes e colaboradores em troca de pequenas contribuições para a campanha; ao contrario do que pensava, a coleção de postais, que traziam pinturas do artista José Wasches Rodrigues da antiga São Paulo, possuía pouco mais de 20 imagens, levando por terra minha antiga analise e demonstrando que o PRP investiu em diferentes fontes de arrecadação e propaganda.  


Em uma das primeiras postagens do blog intitulada "Está na hora de mudar" (http://historia-do-prp.blogspot.com/2010/12/esta-na-hora-de-mudar.html), trouxe ao visitante uma dessas imagens, trago agora mais dois postais da série editada na década de 50 que em seu verso faz um apelo emocionado aos brasileiros para eleger Plínio Salgado traçando de forma resumida sua trajetória política.





2 comentários:

  1. ESTES CARTÕES POSTAIS, COM OBRAS DE JOSÉ WASCHES RODRIGUES QUE RETRATA SÃO PAULO ANTIGO, FORA FEITOS PARA COMEMORAÇÃO DO IV CENTENÁRIO DE SÃO PAULO PELA EDITORA MARFIM 1954 E MUITOS OUA GRANDE MAORIA MANDADO PARA COMPANHEIROS NA CAMPANHA PARA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, A EDTORA ERA DO MEU PAI RUI ARRUDA O TOTAL DAS OBRAS PUBLICADA ERA UMA COLEÇÃO DE 24 LUGARES DIFERENTES

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Arruda, muito obrigado pela contribuição com o BLOG, esse tipo de participação que fortalece ainda mais a vontade de continuar na pesquisa. Muito interessante a colaboração do seu pai com a campanha de Plínio Salgado, nos anos 50, creio que esta colaboração não foi um caso isolado, tendo muitos outros simpatizantes feito o mesmo, conforme demonstra o “Livro Verde da Minha Campanha”. O senhor sabe dizer se os postais foram encomendados pelo PRP? O senhor possui a coleção completo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado.