sexta-feira, 7 de outubro de 2016

"A Ação Integralista Brasileira nas páginas da Revista da Semana"

A Revista da Semana foi um importante periódico brasileiro editado de 1900 a 1962 na cidade do Rio de Janeiro - RJ, trazendo diversas inovações nas artes gráficas. Com o enfoque na vida social, artística e política do país é um importante testemunho da evolução do Brasil em diferentes períodos, trazendo em suas páginas, por exemplo, imagens das atividades da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Os pesquisadores sobre o movimento do Sigma geralmente quando procuram revistas sobre a temática restringem suas pesquisas a duas publicações principais, a revista Panorama e Anauê!, entretanto  a presença marcante do Integralismo no cotidiano do país irradiou sua presença em diversas outras revistas, dentre elas, a Revista da Semana, ampliando o meio de divulgação dos camisas-verdes. 

Atualmente é possível encontrar um farto acervo destas revistas na seção de periódicos da Biblioteca Nacional, além de outros acervos, por exemplo. O rico material que pode ser facilmente encontrado nas páginas da Revista da Semana, e as técnicas gráficas utilizadas, serviram de fonte inspiradora para a revista Anauê!, como uma analise comparativa de ambas revistas pode facilmente comprovar, fato esse ignorado pela historiografia especializada.  


Acima imagem da capa da Revista da Semana publicada em 23 de setembro de 1933, n°41 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Registro fotográfico da seção publica realizada pela Acção Integralista Brasileira,  publicada em 23 de setembro de 1933, n°41, página 02 (Fonte: Biblioteca Nacional). 



Registro fotográfico da seção publica realizada pela Acção Integralista Brasileira,  publicada em 23 de setembro de 1933, n°41, página 02 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.