quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Museu Histórico Emílio da Silva promove mesa redonda e exposição sobre Integralismo em Jaraguá do Sul - SC"

Prezados leitores do blog Populista, ontem, dia 20 de outubro de 2015, às 15:30 horas, no Museu Emílio da Silva, ocorreu a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC, acompanhada de exposição sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), conforme amplamente divulgado pela mídia regional.
 
Nesta oportunidade foi possível ampliar o debate sobre os aspectos regionais da Acção Integralista Brasileira no interior do Estado de Santa Catarina, em especial Jaraguá do Sul, que contou com elevado sucesso eleitoral, elegendo em 1936, o Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, além de nove vereadores pertencentes ao movimento, como por exemplo, o próprio Emílio da Silva, aclamada personalidade catarinense, que foi presa durante a década de 1930, devido a sua participação no Integralismo.
 
Gostaria de agradecer publicamente o convite para compor novamente a mesa redonda sobre o Integralismo, nesta segunda edição foi possível abordar um pouco sobre o confronto regional entre os camisas-verdes e a classe dominante da época, responsável em protagonizar conflitos que levaram a óbito três militantes da Acção Integralista Brasileira. Abaixo algumas imagens sobre a exposição que se encontra  no museu sobre o Integralismo.
 
 
Acima uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) utilizado pelos membros do movimento Integralista. Nota-se na imagem a característica camisa-verde com o Sigma costurado no braço.

 
Alguns livros publicados na década de 1930 pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Estes dois livros foram uma das principais obras politicas do líder Integralista Plínio Salgado.
 
 
Registro fotográfico do líder Integralista regional Ricardo Gruenwaldt, Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, assassinado em 1937 pelo Chefe de Polícia local.
 
 
Algumas obras publicadas na década de 1930, broches e medalhas comemorativas originais utilizadas pelo movimento Integralista e o livro Memória Jaraguaense, uma das poucas obras que abordam a história do Integralismo em Jaraguá do Sul.  
 
 
Acima registro fotográfico realizado na década de 1930, na imagem é possível visualizar toda a família de Emílio da Silva, uma das principais vogais do movimento Integralista em Jaraguá do Sul.

Para maiores informações sobre a segunda edição da mesa redonda e a exposição sobre Integralismo, acesse: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/?mod=pagina&id=18222


2 comentários:

  1. O Museu Histórico "Emilio da Silva", através de pesquisas sociais e políticas, referentes aos anos 30, no acervo documental de época, do Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel" busca e estimula parcerias para difusão do legado histórico-cultural do seu patrono, um líder político do integralismo convicto pela defesa de ideias nacionalistas, como a difusão da educação nacional.
    Agradecemos ao Senhor Guilherme Jorge Figueira pela sua colaboração ao ceder parte da sua coleção documental e fotográfica, para organização desta exposição.
    Ademir Pfiffer - Historiador e Direto do MHES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Prof. Ademir Pfiffer, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Gostaria de agradecer publicamente a possibilidade de apresentar um pouco sobre minha pesquisa referente a história do Integralismo brasileiro. Novamente, obrigado.

      Excluir

Obrigado.