segunda-feira, 15 de junho de 2015

"Símbolos fascistas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ"


Acima imagem presente na entrada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, com o símbolo usado pelo regime fascista italiano (Fonte: Agência O Globo).  

Aos moradores desatentos do Estado do Rio de Janeiro a reportagem publicada ontem, dia 14 de junho de 2015, no jornal O Globo, intitulada "Assembleia do Rio tem símbolos que podem ser da Roma Antiga ou referência ao fascismo", podem causar certa estranheza ou até mesmo espanto, entretanto para os pesquisadores sobre os diferentes temas da história nacional, a presença destes ícones é algo comum para os que circulam e estudam a história do Rio Antigo. 

A real estranheza da reportagem causa quando decide abordar a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), segundo o historiador Pedro Henrique Pedreira citado na reportagem, convidado para falar sobre o tema, "(...) No Brasil, foi formada a Ação Integralista Brasileiro, o principal grupo fascista do país". Lamentavelmente o historiador se debruça sobre uma matéria que desconhece, ignora até mesmo a presença do Partido Nazista no país, indicando o integralismo ser um "mimetismo" do fascismo italiano, algo já desconstruído pela própria academia especializada. 

Abaixo segue o link para os interessados em ler a reportagem na integra: 

2 comentários:

  1. Que reportagem forçada do O Globo... Tentar associar ao fascismo no caso da ALERJ é algo extremamente bizarro e que demonstra total desconhecimento sobre política e seus símbolos... É como a galera que acha que toda foice/martelo são ligados ao comunismo e esquecem que ambas estão presentes no brasão austríaco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Morôni Azevedo, obrigado pela mensagem.
      Infelizmente parece que o jornal O Globo eu pautado pela desinformação, esquecendo assim o papel de um jornal.

      Excluir

Obrigado.