quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"Série Entrevista XI - Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira"

Ficha técnica
Nome: Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira
Filiação:  Hipólito Nogueira Porto e Layr Monteiro Porto
Estado: São Paulo - SP
Data de nascimento: 08 de fevereiro de 1946
Profissão: Escritora

Entrevista realizada no mês de novembro de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a filha do veterano da Revolução Constitucionalista de 1932 e da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. Hipólito Nogueira Porto.


Acima, imagem de Integralistas em Taquaritinga - SP, ao centro o Sr. Hipólito Nogueira Porto (Fonte: Família Nogueira Porto). 

1) Sra. Ana Carolina, quais são as primeiras lembranças da senhora referente ao seu pai? Como a memoria dele é abordada por sua família?

Minhas primeiras lembranças de meu pai, logicamente são ditadas pela saudade e quem manda na saudade é o coração e “o coração tem razões que a própria razão desconhece”, já cantava o poeta. Apesar disso não existe pieguice nessas lembranças. Meu pai foi um homem duro, corajoso que tinha seus momentos de docilidade. Assim foi como pai, marido e consigo próprio.

Sua memória é abordada por nós filhos e netos com saudade e também com riso, pois tinha um que de loucura na sua coragem.

2) Seu pai Sr. Hipólito Nogueira Porto, como muitos outros jovens do período, lutou na Revolução Constitucionalista de 1932, que ceifou a vida de inúmeros jovens paulistas, por qual motivo a senhora acredita que seu pai lutou nesta batalha?

Relendo seus escritos e diários (atualmente), pude conhecer um outro lado que desconhecia. O idealista e seu amor à pátria. Transcrevo algumas de suas palavras: “Luta com quem? Matar, morrer por quem? Não tínhamos respostas às perguntas que estavam dentro de nossos corações, mesmo assim partimos alegres e dispostos a tudo. Fomos para frente, empunhando os fusíveis, sofrendo as agruras do tempo na Serra do Mar. Como D. Quixote procurávamos o invisível inimigo”. 


Imagem do  Sr. Hipólito Nogueira Porto com o uniforme de combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 (Fonte: Família Nogueira Porto). 

3) Após o termino da Revolução Constitucionalista de 1932, o poeta, escritor e politico Plínio Salgado lançou a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937). Muitos dos jovens que lutaram na revolução também fizeram parte do movimento Integralista, inclusive seu pai, a senhora saberia dizer por quais motivos o Sr. Hipólito Nogueira Porto se tornou camisa-verde?  

Como muitos jovens a experiência na Revolução de 32, deixou-os desiludidos: “A revolução constitucionalista de 32, terminou melancólica e triste enchendo de desilusões nossos jovens corações. Enfim valeu a experiência, diziam alguns, outros como eu e meus conterrâneos levamos para casa uma mágoa profunda. A nossa imatura vida no interior, onde aprendemos a ser decentes e lutar pelos nossos ideais, essa revolução, mais que a derrota, ela nos arrasou moralmente. Quando retornamos da frente de combate, como animais acuados e assustados encontramos o nosso S. Paulo cheio de soldados vindos de todo Brasil a desfilar pelas ruas afrontosamente (...)”.

Em outro trecho que não acho agora, ele diz que diante de seu estado de espírito, ele viu no movimento Integralista a realização de seus ideais  Não acredito que tivesse um conhecimento profundo do que era o movimento, apenas mais uma vez deixou-se levar pelo seu idealismo e quem sabe curar seu desapontamento com a revolução.


Acima, aspectos de um desfile Integralista nas ruas de Taquaritinga - SP, neste evento a Sra. Layr Monteiro Porto, mãe da entrevistada, esteve presente, além do seu tio materno (Fonte: Família Nogueira Porto).

4) O Integralismo teve forte presença em São Paulo, principalmente no Interior, tendo algumas cidades recebido o titulo de “Cidades Integralistas”, além do seu pai sua mãe também foi blusa-verde, a senhora teve outros familiares Integralistas? A senhora poderia nos contar alguma história sobre as manifestações que eles participaram, se conheceram a esposa ou o próprio Plínio Salgado?

A família do meu pai residia em Taquaritinga, mas tinha propriedades em Itápolis e Nova América. Locais onde o movimento teve muita repercussão. Apesar de residir também em Taquaritinga, ainda não encontrei nenhum relato onde ele tivesse contato com Plínio Salgado.

Do lado da minha mãe, tenho fotos dela e de seu irmão trajando o uniforme, mas desconheço detalhes do envolvimento.


Registro fotográfico do Sr. Hipólito Nogueira Porto com a farda Integralista (Fonte: Família Nogueira Porto). 

5) Por fim, qual a mensagem que a senhora deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo?

Não podemos deixar nossa história morrer. Apesar de sermos um país relativamente novo, temos uma história rica que precisa ser lembrada. Somos o que somos, porque pessoas no passado construíram nosso presente e depende de nós manter a memória de nosso país para que ela não morra, mas faça parte de nossa vida.

Um povo sem lembranças é um povo sem memória. Quanto ao movimento Integralista, Revolução de 32 e outros episódios, com suas partes positivas e também negativas, são amas importantes para nossa consciência política. Ser brasileiro é fazer parte de sua história vive-la e construí-la, para não corremos os riscos de cometermos os mesmos erros. 


Acima, imagem de Plinianos fazendo a saudação Integralista em Taquaritinga - SP (Fonte: Família Nogueira Porto). 

* Obs: A entrevistada é autora do blog http://www.nogueiraporto.blogspot.com.br

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








2 comentários:

Obrigado.