quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"Parte 2: Objetos e lembranças da Ação Integralista Brasileira"

Como já abordei em inúmeras postagens, aos longo dos anos, o blog Populista recebe diversas contribuições dos seus leitores, como fotos e documentos que retratam as diferentes fases do movimento Integralista, pertencente aos seus acervos familiares, demonstrando a pluralidade da história do Sigma.

Recentemente recebi do escritor Sr. Sergio Vasconcellos a imagem de um icônico anel fabricado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que pertenceu ao seu tio, o camisa-verde Manoel de Paula Lopes, sendo herdado por ele esse raro objeto esmaltado,  que contem o símbolo Integralista com o mapa do Brasil no fundo.

Em 2015 o blog Populista abordou a imagem de outro anel exposto no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, ambas as peças possuem o sigma no centro, entretanto, diferente do que ocorre no objeto pertencente a família Vasconcellos o do Arquivo Público de Rio Claro não é esmaltado, sendo todo em metal. 


Acima imagem do anel pertencente ao Sr. Sergio Vasconcellos fabricado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: Família Vasconcellos).

Para maiores informações, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/search?q=anel

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

"O Integralismo presente no Espírito Santo"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no Estado do Espírito Santo - ES cresceu a passos largos, a forte presença de imigrantes italianos na região membros das fileiras do Sigma representou uma real possibilidade para participarem da vida social e política da região, além de servir como uma afirmação de brasilidade.

A revista Vida Capixaba, lançada inicialmente em 1923, retratou de forma icônica a presença Integralista no Estado. Em suas páginas é possível encontrar inúmeros registros fotográficos de reuniões realizadas pelos camisas-verdes no Espírito Santo, em especial no Theatro Polytheama, local de inúmeras reuniões do movimento.


Acima imagem da reportagem intitulada "Movimento Provincial do Espírito Santo da Acção I. Brasileira, 30/05/1935, n° 587, p.15 (Fonte: Biblioteca Nacional).

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

"O Integralismo avança em Alagoas"

Em 1933, no Edifício Perseverança e Auxílio, localizado na Rua João Pessoa, em Maceió - AL, foi inauguro o primeiro Núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) do Estado, sendo ao longo dos anos principal local de encontro dos camisas-verdes na região, estando a frente do núcleo Afrânio Salgado Lages. 

A expansão do Sigma na região contou com a penetração de diferentes classes, inclusive no setor operário, través da liderança do camisa-verde Euclides de Andrade. As escolas de alfabetização foram outro fator dominante do Integralismo em Alagoas, é possível encontrar nos jornais do período uma vasta presença de reportagens sobre a inauguração de escolas de alfabetização. 

Infelizmente existem poucos estudos sobre o Integralismo no Estado de Alagoas, difundido em mais de vinte municípios ao longo dos anos, promovendo ações cívicas, festividades e trabalhos sociais, por exemplo, como o São João dos Pobres, evento organizado pela Província, em alternativa ao Natal dos Pobres, realizado em todo o país pelos Integralistas.

Acima imagem da reportagem "Uma Escola Integralista em Alagoas", publicada no jornal A Offensiva, n° 222, 03/07/1936, p.01 (Fonte: Biblioteca Nacional).