terça-feira, 8 de novembro de 2016

"Encontrada rara imagem da Polícia de Choque Integralista"

Os registros fotográficos da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), distribuídos nos acervos públicos do país, são verdadeiras testemunhas do cotidiano Integralista, trazendo informações para muitas dúvidas que permeiam a pesquisa sobre a temática, inclusive quando o tema é milícia Integralista.

Organizada através do I Congresso Integralista de Vitória - ES (1934), posteriormente extinta pelo II Congresso Integralista de Petrópolis - RJ (1936), era organizada e dividida por "comando" e "tropa", contando com juramento próprio, sendo o comandante da milícia Gustavo Barroso e o capitão Olímpio Mourão Filho, tendo como o Plínio Salgado a autoridade máxima.  

A "polícia de choque" da Acção Integralista Brasileira é uma das muitas curiosidades que compõe o movimento do Sigma, pertencente ao corpo da milícia Integralista possuía o objetivo de oferecer segurança aos camisas-verdes e seus familiares que participavam dos inúmeros eventos promovidos pelos Integralistas, possuíam um broche próprio, além de contarem com o uso de um cacetete para defesa, tendo entre seus integrantes homens e mulheres. 

Infelizmente imagens da "polícia de choque" são extremamente raras de serem encontradas, entretanto através do Arquivo Público do Paraná - PR, encontrei uma imagem com a legenda "polícia de choque - Província de São Paulo, Pelo Bem do Brasil Anauê!, junho 1936". No registro fotográfico é possível visualizar diversos camisas-verdes posando para foto ostentando o mesmo broche, além de um militante estar portanto o cacetete característico da "polícia de choque" integralista. 


Acima registro fotográfico da "polícia de choque" integralista, no centro o líder Plínio Salgado, ao lado Chefe Provincial de São Paulo Silva Telles, com a legenda:  "polícia de choque - Província de São Paulo, Pelo Bem do Brasil Anauê!, junho 1936" (Fonte: Arquivo Público Paraná).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.