terça-feira, 24 de maio de 2016

"Alberto Silvares: O Comunismo e seu Contra-Veneno"

Muitos livros publicados por Integralistas durante a década de 1930 são desconhecidos, informações sobre as obras e seus autores são um verdadeiro mistério, devido em grande parte pelas perseguições promovidas durante o Estado Novo (1937-1945). O camisa-verde Alberto Silvares, autor do livro "O Comunismo e seu Contra-Veneno", é exemplo de história não relevada.
 
O comerciante e chefe espírita do bairro de Vila Isabel, um dos responsáveis pela criação do Esporte Clube Vila Isabel, opositor da saída do antigo Zoológico, possui homenagens em prédios e ruas pelo Estado do Rio de Janeiro. Membro da Câmara dos Quatrocentos, importante órgão da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), seu livro icônico é extremamente raro de ser encontrado. Em suas páginas é possível encontrar homenagens ao Chefe Nacional Plínio Salgado, Allan Kardec, Mártires Integralistas e Jayme Ferreira da Silva.
 
As homenagens a Allan Kardec e aos Mártires Integralista em uma obra Integralista, demonstra a característica plural da legenda, que congregou diversas religiões durante sua existência, segundo a obra "A memoria dos companheiros, fazendo parte da Milícia do Além, as homenagens saudosas do companheiro das phalangens verdes da Terra", demonstrando a natureza espiritual do movimento do Sigma.
 
 
Acima capa e contracapa da obra "O Comunismo e seu Contra-Veneno", de autoria do comerciante Alberto Silvares, publicado pela editora Minerva, ano 1937.
 
 
Registro fotográfico presente na obra "O Comunismo e seu Contra-Veneno", com a legenda: Edifício onde se acha instalado o Núcleo Municipal do Andarahy, editora Minerva, ano 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.