quinta-feira, 9 de abril de 2015

"Objetos presentes no Fundo Plínio Salgado em Rio Claro - SP"

Trago hoje aos leitores do blog Populista algumas peças expostas no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, mais precisamente no Fundo Plínio Salgado. Trata-se de dois objetos icônicos, extremamente raros, que trazem gravados o principal símbolo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), o Sigma no interior do mapa do Brasil, indicando a sua presença em todo o território nacional. 

O conjunto fabuloso de peças presentes no fundo Plínio Salgado pertenceu a núcleos Integralistas e camisas-verdes, responsáveis em doar diferentes itens, fomentando o acervo. No caso das imagens, infelizmente não é descrito no prato a qual militante pertenceu, entretanto, no azulejo é possível encontrar a inscrição "Núcleo de Andaray", informando assim sua origem, um item muito comum nas sedes dos núcleos, entretanto poucos resistiram a ação do tempo e perseguições políticas. 


Acima imagem do azulejo, nas cores verde e preto, pertencente ao acervo do Fundo Plínio Salgado (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP). 


Acima imagem do prato, com o símbolo Integralista, pertencente ao acervo do Fundo Plínio Salgado (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.