sexta-feira, 30 de novembro de 2012

" II Natal com Histórias em Rio Claro - SP"


O Município de Rio Claro, localizado no interior do Estado de São Paulo, é conhecido nacionalmente por abrigar no interior do seu Arquivo Público e Histórico, localizado na Rua 06, n°3265, Alto do Santana, o fundo Plinio Salgado, composto por correspondências, livros, atas, fotos, jornais, revistas, objetos pessoais e materiais de propaganda política, doados, em grande parte, pela filha do homenageado, a escritora Sra. Maria Amélia Salgado Loureiro.
Durante o ano vários pesquisadores se encaminham para este arquivo a fim de embasar seus estudos acadêmicos. No dia 15 de dezembro de 2012, às 13:00h na Biblioteca Comunitária Terra Nova, os visitantes presentes na região terão a oportunidade de participar do II Natal com Histórias, democratização do acesso à leitura,  aonde serão realizadas oficinas, brincadeiras cantigas, dentre outras atividades.
Esta é uma ótima oportunidade para freqüentadores do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro colaborarem com a comunidade local, fortalecendo a leitura dos jovens e trabalhando na disseminação do hábito da leitura. Os interessados em participar poderão doar livros para a Biblioteca Comunitária do Terra Nova, nos endereços:

- Jornal Cidade – Av. 5, n°283, esquina com Rua 04, Rio Claro – SP
- Guia Rio Claro – Av. 07, n°540, Centro, Rio Claro - SP

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"São Tomás de Aquino e sua influência nas obras de Plinio Salgado"


São Tomás de Aquino foi um dos inúmeros intelectuais católicos que inspiraram as obras do escritor, poeta e jornalista Plinio Salgado, porém suas influências são pouco abordadas atualmente pelos pesquisadores que estudam o Integralismo brasileiro.

Particularmente confesso aos leitores do blog Populista que sou um desses pesquisadores, infelizmente possuo pouco conhecimento das obras deste importante filósofo católico e sua influência sobre as obras de Salgado. Na tentativa de aprofundar os estudos sobre Tomás de Aquino, em especial sobre a “ética da natureza racional” indico o evento abaixo. É importante ressaltar que a palestra não irá abordar o Integralismo, porém poderá ampliar a visão dos pesquisadores em futuros estudos sobre a ligação e influência sobre o ideólogo da doutrina do Sigma.

Justiça legal, justiça comutativa e justiça distributiva em São Tomás de Aquino
Prof. Dr. Pedro Monticelli – Professor da Faculdade de São Bento.
Data: 26/11/12, Horário: 17:00h às 19:00h.
Organização: Faculdade de São Bento
Instituto Jacques Maritain do Brasil
Local: Café Girondino, Largo São Bento, São Paulo - SP
Maiores informação acesse: www.maritain.org.br


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"A Acção Integralista Brasileira no bairro do Bráz"


Prezados leitores do blog Populista, como muitos brasileiros, estou aproveitando este feriado prolongado, de 15 de novembro de 2012, para visitar alguns amigos na cidade de São Paulo – SP. Durante minha visita estive no bairro do Bráz, importante polo de irradiação da doutrina Integralista na região. Nesta localidade, na Rua Brigadeiro Machado, n.11, localizava-se a sede do Núcleo Distrital da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937). Atualmente a antiga construção não se encontra mais presente na localidade, culpa do progresso, ocupando o espaço uma drogaria, porem as diversas fotos presentes nos mais variados periódicos oficiais editados pela legenda nos proporcionam uma perspectiva de como se desenvolvia os trabalhos do Núcleo Integralista. 


Acima imagem parcial retirada do jornal Acção, p.4, 07 de outubro de 1936. Durante as comemorações do IV aniversario da AIB, conforme noticiado, compareceu o Chefe Provincial de São Paulo e foi realizado, seguindo as diretrizes dos Protocolos e Rituais, a cerimonia intitulada "Noite dos Tambores Silenciosos".

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

“Busto de Plinio Salgado permanece imponente em São Bento de Sapucaí – SP”

O blog Populista exaustivamente no inicio do ano abordou o tema da retirada do busto de Plinio Salgado da Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí – SP. Sendo este fato motivo de denuncia do Vereador Hermes Rodrigues Nery – PHS, que apresentou requerimento n°07/2011 sobre o ocorrido a Câmara Municipal, cobrando esclarecimentos e responsáveis.  Alguns leitores através de e-mails solicitaram que fossem postadas imagens da referida homenagem e o desenrolar da questão.
 
Atualmente sabe-se que o busto, como o letreiro, retornaram ao seu lugar de origem, permanecendo de forma imponente no interior do aparelho cultural, sendo uma justa homenagem a um dos seus mais ilustres cidadãos, a resposta da Secretaria de Cultura Municipal encontra-se abaixo.
 
 
Acima imagem do busto de Plinio Salgado presente na Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí - SP, infelizmente o artista autor da imagem e desconhecido.
 
Para obter maiores informações sobre os fatos alencados acima, acesse:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

“Exame do Ensino Médio – ENEM faz referência à Acção Integralista Brasileira”


O Exame do Ensino Médio – ENEM de 2012 está em voga atualmente, mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram os exames, em todo o país, segundo dados do Ministério da Educação – MEC, como não podia deixar de ser, diversos temas foram abordados sobre a história do Brasil, durante o 1° dia das provas, na área destinada a Ciências Humanas. As provas anteriores são uma importante maneira de aferir o conhecimento dos alunos, diversos cursos preparatórios realizam uma compilação das principais perguntas e aplicam durante seus simulados.
 
 Em 2010 o ENEM se caracterizou pela sua diversidade de temas sobre a história Nacional, dentre os temas abordados se encontravam a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937). Na prova amarela, questão 30, p.12, foi questionada sobre o perigo Comunista e a possibilidade do Governo Federal, resguardando a segurança do Brasil, instaurar um Estado de exceção, realizado em novembro de 1937 pelo até então Presidente Getúlio Vargas, denominado pela historiografia como Estado Novo (1937-1945).

É importante analisar que o exame realizado em 2010 não poupou Getúlio Vargas da cunha de Ditador, algo interessante já que no segundo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva o então Presidente tentou se associar à ícones da história brasileira durante suas propagandas oficiais, dentre elas Vargas.


Acima imagem da prova amarela, questão 30, p.12, retirado do Exame do Ensino Médio – ENEM, de 2010, para maiores detalhes sobre o exame, acesse:
www.elitecampinas.com.br/gabaritos/enem/enem2010_prova_amarela_GAB_novo.pdf

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

“Saudades e lembranças, tributo ao jornalista Integralista Pimentel Junior“

Em 2012 o poeta, jornalista, escritor e Vereador José Pires Pimentel de Oliveira Junior, mais conhecido como Zezé Pimentel, completou quarenta e sete anos do seu falecimento. Nascido em Rio Claro - SP, no dia 08 de dezembro de 1905, destacou-se na política regional/nacional durante seu mandato como Vereador pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) no período de 1956-1959, no qual ocupou a Presidência da Câmara Municipal de Rio Claro, tendo como foco a aprovação de inumeros trabalhos em prol da coletividade.
 
Durante a sua juventude, como inúmeros outros jovens da região, participou assiduamente da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo um dos seus fundadores no interior do Estado, em parceria com o camisa-verde Dr. Godofredo Pignataro Jr. Durante as reuniões profissionais utilizou-se da sua profissão, como ferroviário da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, para difundir a doutrina Integralista na classe operária, onde trazia consigo um pequeno caixote, cujo subia para proferir os discursos em prol da doutrina do Sigma aos presentes.
 
Como jornalista e escritor foi redator-chefe do magazine rioclarense "Novidades"; correspondente das revistas "O Malho", "Careta" e "Fon-Fon" do Rio de Janeiro, além de autor de inúmeros livros de crônicas e poesias, dentre os quais, o livro "Rio Claro tem Petróleo" que projetou o Municipio nacionalmente fazendo com que o Governo Federal destacasse uma equipe de técnicos da Petrobrás a região.
 
Em 2009 a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do projeto de Lei n°1096 denominou o trevo rodoviário localizado no Km 176,700 da Rodovia Washington Luiz (SP310) de Vereador Pimentel Junior, esta porém não foi a única homenagem, o Estado de São Paulo, como o Município de Rio Claro - SP, colecionam diversos tributos a este ilustre Rioclarense, como a Pinacoteca Municípal Pimentel Junior.
 
 
Acima imagem da reportagem publicada no jornal Diário do Rio Claro, terça-feira, 29 de maio de 2012, intitulada "Tributo ao Jornalista e Poeta Pimentel Junior", escrita pelo Perito Judicial em Arqueologia e Documentação Histórica Sr. Anselmo Ap. Selingardi.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Parte II: "Ovídio da Cunha, pioneiro no estudo sobre Integralismo brasileiro"


Criticas e impressões sobre a obra “Integralismo e Americanidade”, escritas na década de 1930, pelo Prof. Ovídio da Cunha, são extremamente difíceis de se encontrar, por ser uma obra que completou 77 anos da sua primeira e única publicação. Na tentativa de trazer ao leitor um pouco mais sobre este importante trabalho sociológico a respeito do Integralismo, e dos problemas do mundo contemporâneo, divulgo outra critica literária, agora publicada no jornal oficial da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), A Offensiva, n°66, 17/08/1935, ano II, p. 10, escrita pelo camisa-verde J. Hercilio Fleury, intitulada Integralismo e Americanidade,  a qual transcrevo abaixo, nota-se a forma poética escrita pelo autor bem como suas criticas, em certos aspectos felinas sobre a obra deste importante Integralista, não só para o movimento do Sigma, como para história do Brasil.

Integralismo e Americanidade
SEMPRE os moços se angustiaram com os grandes problemas de suas épocas. No Brasil, temos bellos exemplos. Entre os vultos da geração passada relembramos a figura grandiosa de Castro Alves. O váte bahiano soube collocar sua alma sensivel e genial ao serviço da libertação dos miseros escravos.
Na geração actual - geração flagellada pela fallencia da Liberal - Democracia, os crimes do Capitalismo, pela Revolução Social, moços de pujante intelligencia têm se atirado resolutamente nas batalhas do Pensamento de Renovação Social.
E livros notaveis vão ficando como padrões commovedores da attitude de uma mocidade que não sorri mais o sorriso da duvida porque tem necessidade de "affirmar" ou "negar".
"Destino do Socialismo" é a concretisação desse espirito que enfrenta virilmente os problemas tremendos do seculo vinte.
E´ a affirmativa de uma geração que tem a coragem viril de refutar directrizes seductoras, mas, falsas; de reagir contra as forças de um determinismo cruel, para seguir rótas novas differentes das de Rousseau e Marx.
E´ o clarão de Novo Dia.
No outro campo, - campo da negação, - encontramos tambem depoentes de talento e combatividade.
"Cacau" é outrosim marco de uma geração que vae trihando o caminho falso da unilateralidade, das soluções parciaes, da "negação".
Negação dos principios basilares que condiccionam o viverindividual e social do homem.
Negação dos direitos inviolaveis da natureza humana, afim de satisfazer as pretenções de odienta "luta de classes" elevada a condição primordial do advento da sociedade futura.
E a luta das idéas continua.

Emquanto as phalanges da "negação" procuram destruir mais e mais, os moços da Bandeira verde mais e mais querem construir.

Resolutos se atiram pelos "novos rumos" que o dedo gigante de Plinio salgado rasgou no cerrado nevoeiro da confusão nacional.
E os gritos de organizações crescem na alma moça e rebôam no cêo immenso do Brasil, enchendo de vozes novas a Patria cançada da algazarra inutil.
Trabalham as intelligencias. Cresce a biblioteca integralista.

"Integralismo e Americanidade" surgiu ha pouco. E´ tambem um grito moço. Grito de pesquizas, de estudos, de inquietação, de coragem.
O livro de Ovidio da Cunha é um livro por demais synthetico; Isto pertuba a clareza de alguns capitulos.  E´ um deffeito.
A gente tem a impressão de que o autor escreve para pessoas já maliarizadas com o assumpto.
A exposição é assás rapida!

O convivio diuturno com os livros tem afastado o jovem autor do trato de problemas mais relavionados com as necessidades do momento brasileiro.
"Integralismo eAmericanidade" não debate problemas nossos. Falta-he mesmo o medo de ligação entre os problema ahftratados e nossa realidade.
Por isso, ficou-me a impressão que o autor continuará o estudo sobre "Integralismo e Americanidade". Apenas, ferindo de leve esses assumptos fez antes uma delimitação de roteiros do que uma exposição e confronto dellas.

Reservou ao Integralismo uma synthese rapida. Não fez a confrontação, que o leitor esperava entre o Integralismo e Americanidade. De modo que esses themas flutuam sem se interpenetrarem. No capitulo final "Tragedia de um continente inacabado", referindo-se ás aspirações vagas do Continente Sul-Americano allude ao papel historico do Integralismo na America sem, contudo, precisar bem qual seja este papel. Será o de dar corpo e vida á essa ansia de renascimento christão que tenta galvanizar o corpo gasto e convulcionado da velha Europa?
Deixa entrever isto. Pois ao finalizar o livro diz: "Americanidade" não é antithese ao ocidente, mas o proprio Christianismo como uma base physica maior e renovada".
Este livro é um exemplo a tantos moços que maibaratam tempo e intelligencia em tantas futilidades. A hora é de esforço de todas as energias. Urge que as intelligenciais moças se concentrem na intensificação da cultura brasileira. Urge que meditem os problemas que nos torturam e ameaçam a estabilidade da Patria nesse momento de duras incomprehensões.
E procurem faltas à alma popular. Deixar, por momentos; o plano da pura especulação pisilosophica para compulsar os dados fortes que borbulham em nossa sociedade agitada. Baixar á realidade de descontentamento, dores e anandono que lateja nas camadas populares.
E´ preciso mostrar ás camadas humildes da nossa gente o remedio material, moral e espiritual que o Integralismo levará aos seus soffrimentos.
O momento não admitte esbanjamento de esforços.  
 
Acima imagem parcial do jornal A Offensiva, n°66, 17/08/1935, ano II, p. 10, com a reportagem intitulada Integralismo e Americanidade, escrita pelo camisa-verde J. Hercilio Fleury.