Durante esta semana
recebi uma curiosa imagem, presente na sala de visita, da casa aonde foi
recebido o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965)
Plínio Salgado, durante sua visita a cidade de Barbalha – CE, em plena campanha
presidencial de 1955.
Esta visita já foi
motivo de outra postagem, tendo inclusive sido publicada entrevista com o veterano da Acção Integralista
Brasileira – AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965)
o Sr. Antonio Gondim Sampaio, que na época foi contratado informalmente como fotógrafo para
registrar a passagem do líder Integralista pela região, porém este móvel, até então
desconhecido por grande parte dos pesquisadores, merece nossa atenção por possuir
características especiais.
Imagem da parte superior da mesa esculpida por encomenda na década de 1930, em destaque o Sigma no interior do mapa do Brasil em volta da rosa dos ventos.
Diferente dos
móveis Integralistas apreendidos pela Policia Militar do Estado do Rio de
Janeiro – PMERJ, durante os anos 1930, que se encontram atualmente expostos em sua sede, na exposição permanente do meus, localizado no Centro da cidade do Rio de janeiro, este possui o Sigma com o
mapa do Brasil entalhado envolta de uma rosa dos ventos, demonstrando assim que com este simbolismo que o Sigma pretendia se perpetuar para todas as direções, alcançado assim os mais distantes rincões do país.
Imagem na integrada do móvel esculpido por encomenda na década de 1930, nota-se que sua base é oca, possibilitando a criação de um fundo falso no móvel.
Infelizmente não se tem conhecimento do nome do artesão que produziu este ícone histórico, porém sabe-se que este foi encomendado pela família de um dos principais lideres Integralistas da região, sendo uma peça única, atualmente em perfeito estado, além do artista autor da peça ser declaramente Integralista. Um fato curioso dos móveis utilizados no período de existência da Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular era que diversos documentos secretos foram guardados em fundos falsos do interior dos moveis utilizados em seus Diretórios e Secretarias, numa tentativa de despistar a repressão envolta do Integralismo, promovida em grande parte por seus opositores.
Interior da sala da casa, localizada em Barbalha - CE, aonde foi recebido o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, nota-se no canto o móvel com o Sigma talhado.