terça-feira, 22 de maio de 2012

“Documentário sobre Integralismo estreia na 4ª Bienal Rubem Braga – ES”

Estreou durante a tradicional 4ª Bienal Rubem Braga, realizada na região central de Cachoeiro de Itapemirim – ES, nos dias 15 a 20 de maio de 2012, o documentário “O que Bererico Vai Pensar?” que aborda a história do movimento Integralista no distrito de Burarama – ES. Filmado pelo Diretor Diego Scarparo, o filme possui diversos depoimentos de veteranos do Sigma que estiveram não só presentes nas fileiras da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) como também do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), após a exibição foi realizado uma mesa redonda aonde os presentes tiveram a oportunidade de tirar duvidas sobre a película e expor suas opiniões sobre os fatos narrados pelos depoentes. 

Em nome do blog Populista parabenizo o diretor do filme pela coragem em retratar nas telas do cinema um assunto “espinhoso” que desperta, ainda nos dias de hoje, paixões e ódios das mais diferentes formas. Espero, sinceramente, que este filme não fique apenas na esfera dos festivais, alcançando maiores projeções, como por exemplo, a exibição em canais de televisão especializados, podendo o público ter contato, com maior facilidade, sobre mais um trabalho que possui a tematica do Integralismo.

 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

“Semana de Arte Moderna de 1922 no Palácio dos Bandeirantes – SP”


Prezados leitores do blog Populista após noventa anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio dos Bandeirantes, localizado na Av. Morumbi, n° 4.500, portão 02, São Paulo – SP, receberá de terça-feira a sexta-feira, das 10:00 horas às 17:00 horas, uma exposição em homenagem aos artistas plásticos que contribuíram para a afirmação do Modernismo no Brasil. Diversas obras estarão presentes na exposição, dentre elas: “A ventania” (1915), de Anita Malfattie e “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral.

Os visitantes terão a oportunidade de encontrar uma atmosfera que pretendia acima de tudo a destruição das velhas formas artísticas na literatura e artes plásticas brasileira, no qual o público  presente no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, teve a oportunidade de se manifestar com vaias e aplausos nas mais diferentes formas de demonstrações artísticas. 


quinta-feira, 10 de maio de 2012

“Acervo Integralista presente na Fundação Biblioteca Nacional é gravemente danificado”

Trago hoje uma importante informação aos pesquisadores sobre a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) enviada por um leitor do blog Populista, segundo o e-mail recebido foi danificado o acervo de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, localizado no Centro do Rio de Janeiro, devido ao rompimento da tubulação do ar condicionado, no setor que armazena a seção de periódicos, aonde são guardados mais de cinco milhões de peças, segundo dados da própria fundação.  

Esta informação por si só já é importante, tendo sido inclusive amplamente divulgada nos meios de comunicação, porém para os pesquisadores sobre o tema supracitado as noticias são estarrecedoras, segundo consta no e-mail a coleção da revista ilustrada Anauê! (1935-1937), que estava presente na seção de periódicos, foi gravemente danificada, sendo ainda impossível mensurar os danos causados pela deterioração promovida pelo vazamento. Infelizmente as revistas ainda não se encontravam digitalizadas, diferente dos jornais A Offensiva (1934-1938), porém sabe-se que há um esforço por parte da direção da instituição para solucionar o vazamento e iniciar o processo de recuperação do acervo atingido.

Um dado curioso sobre as revistas Anauê! presente no acervo da Fundação Biblioteca Nacional, a instituição não possuía a coleção completa, e os periódicos foram fruto de doações de Integralistas, que pretendiam com esta ação disponibilizar parte da produção jornalística da Acção Integralista Brasileira aos pesquisadores que buscam informações sobre a história do Integralismo, e tinham grande dificuldade em encontrar material.

Acima imagem da capa da revista ilustrada Anauê!, n°16, ano 1937, dirigida no periodo pelo camisa-verde membro do Diretorio Nacional da Acção Integralista Brasileira Sr. Manoel Ferraz Hasslocher.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

“Ícone Integralista presente no interior da cidade de Barbalha – CE”


Durante esta semana recebi uma curiosa imagem, presente na sala de visita, da casa aonde foi recebido o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado, durante sua visita a cidade de Barbalha – CE, em plena campanha presidencial de 1955.

Esta visita já foi motivo de outra postagem, tendo inclusive sido publicada entrevista com o veterano da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) o Sr. Antonio Gondim Sampaio, que na época foi contratado informalmente como fotógrafo para registrar a passagem do líder Integralista pela região, porém este móvel, até  então desconhecido por grande parte dos pesquisadores, merece nossa atenção por possuir características especiais.

Imagem da parte superior da mesa esculpida por encomenda na década de 1930, em destaque o Sigma no interior do mapa do Brasil em volta da rosa dos ventos. 

Diferente dos móveis Integralistas apreendidos pela Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ, durante os anos 1930, que se encontram atualmente expostos em sua sede, na exposição permanente do meus, localizado no Centro da cidade do Rio de janeiro, este possui o Sigma com o mapa do Brasil entalhado envolta de uma rosa dos ventos, demonstrando assim que com este simbolismo que o Sigma pretendia se perpetuar para todas as direções, alcançado assim os mais distantes rincões do país.

Imagem  na integrada do móvel esculpido por encomenda na década de 1930, nota-se que sua base é oca, possibilitando a criação de um fundo falso no móvel.

Infelizmente não se tem conhecimento do nome do artesão que produziu este ícone histórico, porém sabe-se que este foi encomendado pela família de um dos principais lideres Integralistas da região, sendo uma peça única, atualmente em perfeito estado, além do artista autor da peça ser declaramente Integralista. Um fato curioso dos móveis utilizados no período de existência da Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular era que diversos documentos secretos foram guardados em fundos falsos do interior dos moveis utilizados em seus Diretórios e Secretarias, numa tentativa de despistar a repressão envolta do Integralismo, promovida em grande parte por seus opositores. 

Interior da sala da casa, localizada em Barbalha - CE, aonde foi recebido o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, nota-se no canto o móvel com o Sigma talhado.