domingo, 4 de março de 2012

"Arcy e a continuidade do Integralismo no Brasil"

No inicio de 2011 abordei a figura do Dr. Arcy Lopes Estrella, Integralista notoriamente conhecido por dedicar toda sua vida à uma doutrina filosófica e política. Pode-se afirmar que Estrela de alguma forma esteve presente em todas as fases do Integralismo, desde o surgimento da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), tendo feito o juramento ao Chefe Nacional no Núcleo de Laranjeiras presidido pelo Dr. Rocha Vaz, participando inclusive da Marcha dos 50 Mil, realizada no antigo estado da Guanabara – RJ, até a fatídica data do seu falecimento, em 2004. 

No inicio da abertura política, em 1980, após 05 anos da morte do principal líder Integralista Plínio Salgado, Arcy Lopes Estrella era o responsável pela única organização Integralista efetivamente estruturada, denominada União dos Lavradores do Estado do Rio de Janeiro (ULERJ), fundada e 1959, entidade ligada  à União Operaria e Camponesa Brasileira (UOCB), estando restrita ao Estado do Rio de Janeiro e atuando principalmente nas questões fundiárias locais, foi uma importante organização agrária que defendmeu os interesses dos lavradores da região. A importância, e conseqüentemente a analise desta entidade é fundamental para se estudar a continuidade do Integralismo, por ser ela juntamente com a Cruzada de Renovação Nacional (CRN) e a Associação Brasileira de Cultura (ABC), presidida pela filha do líder falecido Carmela Patti Salgado, responsáveis por tentar inserir novamente o Integralismo na política nacional.

A fim de contribuir com os pesquisadores que se debruçam sobre o estudo da União Operaria e Camponesa Brasileira (UOCB), e principalmente, sobre as organizações Integralistas após 1975, trago um artigo de autoria do Dr. Arcy Lopes Estrella, publicado no jornal O Fluminense, de 05 de outubro de 1999, no qual faz criticas ao Ministério da Política Fundiária e um dos seus principais programas de inclusão social denominado “Nossa Terra-Nossa Escola”, nota-se que o autor do artigo faz uma interessante analogia com a entidade presidida por ele. '


2 comentários:

  1. Interessante, desconhecia esse movimento de estruturação integralista denominado ULERJ, realmente temos em voga um tema muito rico.

    ResponderExcluir

Obrigado.