quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“Para Presidente da República, Plínio Salgado”

Já mostrei aqui no blog alguns cartazes da propaganda Presidencial de Plínio Salgado, para Presidência da República, nos anos 50. Trago hoje um raro cartaz com a imagem de Salgado, produzido durante a campanha Populista. Este cartaz foi amplamente divulgado pelos seus correligionários em diversos Estados da federação, porem encontrá-lo atualmente e uma tarefa praticamente impossível, graças a qualidade ruim do papel impresso.

O cartaz, em formato A3, diferente de outros do período, traz algumas particularidades como a frase ufanista: “Nas trevas da confusão, a luz de uma esperança!”, além desta característica a figura de Plínio Salgado, olhando para o futuro, demonstra a imagem solene e sonhadora do candidato, que busca ser a esperança de um povo, conforme a frase indica.  
Portanto, Um cartaz tem como objetivo informar, instruir e persuadir o leitor, sobre determinado assunto, pode-se afirmar que a referida propaganda tentou alcançar este objetivo, procurando fotografar Salgado de uma forma que pudesse passar sua mensagem e se utilizando do slogan para reforçar esta presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.