sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"Musical Memórias de um Gigôlô apresenta ícones Integralistas"

No final do mês de setembro de 2015 estive no teatro "Oi Casa Grande", localizado no bairro do Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, para assistir o aclamado musical "Memórias de um Gigolô", que encerrava sua passagem por terras fluminenses. A apresentação teatral utiliza a São Paulo dos anos 1930 e 1950, como pano de fundo, para abordar a história de uma gigolô criado por uma cafetina e apaixonado por uma prostituta.
 
A história baseada no romance homônimo de Marcos Rey (1925-1999), adaptada por Miguel Falabella, em um determinado momento aborda a instauração do Estado Novo (1937-1945), curiosamente, no final do primeiro ato da peça, os integrantes do espetáculo cantam uma canção em protesto ao fim da democracia, apresentando ícones da Revolução Constitucionalista de 1932 e da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).
 
 
Acima, parte deste curioso momento do musical  "Memórias de um Gigolô", com ícones da Acção Integralista Brasileira (Fonte: Youtube).

Para maiores informações sobre, acesse:
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"A segunda edição da mesa redonda sobre Integralismo é tema na Rádio Jaraguá"


Acima imagem de divulgação da Rádio Jaraguá, localizada em Jaraguá do Sul - SC.

A segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo movimentou a cidade de Jaraguá do Sul - SC, nos dias 20 e 21 de outubro de 2015. Na oportunidade estive em diferentes locais divulgando os trabalhos realizados referentes ao resgate da memória regional, em especial a participação da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na política local.

Disponibilizo para os leitores do blog Populista uma entrevista realizada pela Rádio Jaraguá - AM 1010, no dia 20 de outubro de 2015, na qual foi possível falar um pouco sobre o evento que ocorreu dia 21 de outubro, abordando aspectos da história do movimento Integralista que se encontra intrinsecamente ligado a história de Jaraguá do Sul.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Museu Histórico Emílio da Silva promove mesa redonda e exposição sobre Integralismo em Jaraguá do Sul - SC"

Prezados leitores do blog Populista, ontem, dia 20 de outubro de 2015, às 15:30 horas, no Museu Emílio da Silva, ocorreu a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC, acompanhada de exposição sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), conforme amplamente divulgado pela mídia regional.
 
Nesta oportunidade foi possível ampliar o debate sobre os aspectos regionais da Acção Integralista Brasileira no interior do Estado de Santa Catarina, em especial Jaraguá do Sul, que contou com elevado sucesso eleitoral, elegendo em 1936, o Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, além de nove vereadores pertencentes ao movimento, como por exemplo, o próprio Emílio da Silva, aclamada personalidade catarinense, que foi presa durante a década de 1930, devido a sua participação no Integralismo.
 
Gostaria de agradecer publicamente o convite para compor novamente a mesa redonda sobre o Integralismo, nesta segunda edição foi possível abordar um pouco sobre o confronto regional entre os camisas-verdes e a classe dominante da época, responsável em protagonizar conflitos que levaram a óbito três militantes da Acção Integralista Brasileira. Abaixo algumas imagens sobre a exposição que se encontra  no museu sobre o Integralismo.
 
 
Acima uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) utilizado pelos membros do movimento Integralista. Nota-se na imagem a característica camisa-verde com o Sigma costurado no braço.

 
Alguns livros publicados na década de 1930 pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Estes dois livros foram uma das principais obras politicas do líder Integralista Plínio Salgado.
 
 
Registro fotográfico do líder Integralista regional Ricardo Gruenwaldt, Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, assassinado em 1937 pelo Chefe de Polícia local.
 
 
Algumas obras publicadas na década de 1930, broches e medalhas comemorativas originais utilizadas pelo movimento Integralista e o livro Memória Jaraguaense, uma das poucas obras que abordam a história do Integralismo em Jaraguá do Sul.  
 
 
Acima registro fotográfico realizado na década de 1930, na imagem é possível visualizar toda a família de Emílio da Silva, uma das principais vogais do movimento Integralista em Jaraguá do Sul.

Para maiores informações sobre a segunda edição da mesa redonda e a exposição sobre Integralismo, acesse: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/?mod=pagina&id=18222


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

"Mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul e tema de reportagem'

O jornal do Vale do Itapocu publicou reportagem, no dia 15 de outubro de 2015, sobre a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo que irá ocorrer no Museu Histórico Emílio da Silva, às 15h30, com entrada gratuita, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural e do Museu Histórico Emílio da Silva.
 
Nesta segunda edição os pesquisadores convidados poderão expor suas pesquisas sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que marcou profundamente a história da região. Os participantes receberam ao final do evento certificados de participação, além de terem a possibilidade de tirarem duvidas sobre a história regional, novamente agradeço o convite pelo Museu Emílio da Silva em compor a mesa de debate sobre o Integralismo e seus diferentes aspectos ao longo da história do país.
 
 
Acima texto publicado no jornal Vale do Itapocu sobre a segunda edição do evento destinado a abordar a história do Integralismo na região intitulada "O resgate da história política regional e seus conflitos sociais".
 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

"2° edição da Mesa Redonda do Integralismo no Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva"

No dia 20 de novembro, às 15:30 horas, será realizado a 2° edição da Mesa Redonda do Integralismo no Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva, na oportunidade será abordado a história da Acção Integralista Brasileira na região do Vale do Itajaí, em especial em Jaraguá do Sul, aonde os camisas-verdes participaram intrinsicamente da história local, realizando comícios, fundando escolas e ambulatórios, por exemplo.
 
A presença visceral da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1945) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) pode ser facilmente comprovada com a eleição de diferentes políticos ligados a legenda, dentre eles destacam-se os Prefeitos Leopoldo Augusto Gerent (1936 a 1938) e Roland Dornbusch (1961-1966), além de uma infinidade de Vereadores e juízes de paz. Durante o evento os ouvintes poderão ouvir um pouco mais sobre a história do Vale do Itajaí, além de participar fazendo perguntas.
 
 
Acima cartaz da II Mesa Redonda do Integralismo que será realizada no Museu Histórico de Jaraguá do Sul, em 20 de novembro de 2015, às 15: 30 horas.
 
Para maiores informações sobre a edição de 2014, acesse o endereço:

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"Município de Teixeira Soares coração da Acção Integralista Brasileira no interior do Paraná - PR"

Alguns pesquisadores consideram o município de Teixeira Soares, localizada no interior do Paraná - PR, o primeiro de todo o país a ser administrado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Em 1935, o camisa-verde João Molinari Sobrinho venceu as eleições municipais, passando a ocupar o cargo máximo do legislativo, além de contar com ampla maioria de vereadores eleitos pelos camisas-verdes na Câmara Municipal.
 
As imagens presentes no Arquivo Público do Paraná são testemunhas dessa avassaladora onda verde no interior do Estado, rivalizando com as oligarquias que dominaram o cenário político durante os anos 1910 e 1920. Ainda hoje é possível encontrar obras realizadas pela administração de João Molinari Sobrinho, entretanto, a Rua Nicola Rosica, criada em 1936 pela administração municipal, hoje já não se encontra na região, devido a mudança de nome realizada pelo Interventor durante o Estado Novo (1937-1945).

 
Acima imagens de Integralistas em Teixeira Soares - PR, nota-se a diferença de idade entre os camisas-verdes (Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).
 
 
Registro fotográfico de Integralistas pontagrossenses ao município de Teixeira Soares, em 30 de junho de 1935 ( Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).

Para maiores informações sobre o Arquivo Público do Paraná, acesse:
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/