O Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado era reconhecido nacionalmente pelos seus discursos inflamados que arrebatava as multidões perplexas com a facilidade que expunha seus posicionamentos através da oratória, estes eventos ocorriam em todo o país e eram denominados caravanas populistas. Um dos muitos fatos curiosos da campanha presidencial de 1955, na qual Salgado saiu candidato, foi o cuidado do candidato Populista em visitar os rincões do Brasil, tendo algumas localidades nunca recebido um presidenciável em toda a história da República.
Infelizmente devido a escassez de áudio nos arquivos públicos e privados espalhados pelo Brasil não é possível se ter uma noção de como a massa presente nos discursos se comportavam quando Plínio Salgado se apresentava, porém através de documentos é imaginável se ter uma idéia do alcance de suas palavras. Na tentativa de trazer um pouco mais de informações através do blog Populista, hoje divulgo o telegrama do Dep. Fed. Cel. Osorio Tuyuty (UDN-RS), publicado no jornal Trincheira, felicitando Salgado por mais um brilhante discurso.
Acima registro do telegrama enviado pelo Deputado Federal Cel. Osorio Tuyuty (UDN-RS), publicado no jornal Trincheira, página 01, setembro de 1949, felicitando sobre as palavras que denunciavam a expansão do "fascismo vermelho" no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.