sexta-feira, 8 de novembro de 2019

"O Integralismo e seus Mártires"

O fechamento da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no Estado da Bahia pelo então interventor Juracy Monteiro Magalhães (1905-2001) já foi objeto de inúmeras postagens neste blog, entretanto um fato passou despercebido, em decorrência da arbitrária interrupção das atividades Integralistas na região, os conflitos se intensificaram levando inevitavelmente camisas-verdes ao óbito. 

Um exemplo, foram os embates ocorridos no interior do Estado da Bahia, mais precisamente no Município de Maragogipe, entre Integralistas e forças policiais, contra o fechamento da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na região, que culminou na morte do Integralista Fernando de Andrade, em 04 de setembro de 1936, recebendo posteriormente o título de Mártire Integralista. 

Segundo o jornal Diário da Noite é possível compreender as tensões em Maragogipe pela negativa do Chefe Integralista local em entregar documentos e ficheiros as forças policiais, segundo a reportagem: "Mais tarde, em Cotias, uma senhora provocou uma discussão com os policiais, que pouco depois degenerava em conflito. A autoridade deu voz de prisão à referida dama e ao seu marido. Quando ambos se dirigiam para a delegacia, ouviu-se um disparo contra a força policial. Os soldados reagiram, originando-se cerrado tiroteio, do qual resultou a morte do integralista Fernando de Andrade, fiando ferida, dez pessoas, que foram depois convenientemente medicadas"

Para muitos pesquisadores iniciantes sobre o tema pode parecer que os conflitos que levaram a morte de Integralistas tenha predominância em tensões entre Integralistas e Comunistas ou Anarquistas entretanto, ao compreender melhor a história do Integralismo, observa-se que na maioria das vezes em que houve óbito de camisas-verdes, as forças policiais locais estão envolvidas, comandadas por políticos/coronéis, demonstrando que o Sigma representava uma ruptora clara da politica local, representando perigo a hegemonia politica regional. 


Acima imagem parcial do jornal Diário da Noite com o título "Violento conflicto em Cotias - um morto e dez feridos", n° 2718, página 01, ano 1936 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.