O camisa-verde Nestor Contreiras Rodrigues é um entre os inúmeros personagens integralistas envolto de mistérios e curiosidades. Revolucionário dos anos 1930, participou ativamente da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), tendo papel de destaque na organização, ocupando, dentre outras cadeiras, o cargo de Chefe Provincial do Rio Grande do Sul.
A repressão ocorrida após a malograda revolução de 11 de maio de 1938 desencadeou uma onda de perseguição contra os integralistas em todo o país, em especial, no líder provincial Nestor Contreiras Rodrigues respondeu um volumoso processo no Tribunal de Segurança Nacional - TSN devido as armas apreendidas em sua fazenda no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Defendido por inúmeros advogados ao longo do processo, dentre eles o celebrado Dr. Sobral Pinto, o acusado foi condenado em primeira instancia a 2 anos e 6 meses de reclusão, sendo posteriormente a pena reduzida para 1 ano de prisão. Importante salientar que sua participação no 11 de maio de 1938 nunca ficou comprovada, entretanto em diversos momentos no processo se tenta ligar a presença das armas aos eventos revolucionários.
Imagem rara do camisa verde Nestor Contreiras Rodrigues, publicada no jornal A Revolução, página 01, de 22 de agosto de 1936.
É meu avô paterno
ResponderExcluirÉ meu avô paterno
ResponderExcluir