Através do Facebook recebi a imagem de um cartaz desconhecido por mim de divulgação da campanha de Plínio Salgado. Infelizmente a propaganda não indica qual disputa eleitoral ela estava inserida, porém é possível dizer que seja entre os anos de 1955 ou 1958, quando o candidato indicou seu nome para as disputa Presidencial e para Câmara dos Deputados pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
O estado físico do cartaz não é dos melhores, conforme o leitor poderá constatar, segundo o autor da postagem referente a imagem no Facebook "o cartaz encontra-se colado na porta do quarto que era do seu bisavô, este Integralista", mesmo que sua integralidade não seja das melhores ainda assim é uma importante peça histórica que resiste a ação do tempo, trazendo no seu texto um dos principais lemas do Partido Populista: "O Mesmo Chefe! A Mesma Luta! A Mesma Idéia!
Acima imagem do cartaz editado pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), com a imagem do seu presidente Plínio Salgado (Fonte: Júlia Entringer / Facebook).
Oi, eu sou Júlia Entringer, "dona" da foto, o cartaz em questão está colado na porta da casa onde morava meu falecido bisavô, integralista. Como essa foto aparece caso pesquisem meu nome no Google e este blog é de cunho integralista, gostaria de deixar registrado que abomino o ideal e apesar de bisneta de integralistas, sou comunista. Inclusive, essa foto foi postada por mim em uma página anarquista do Facebook. Obrigada.
ResponderExcluirPrezada Julia Entringer, inicialmente gostaria de agradecer a mensagem.
ExcluirRecebi essa imagem de um leitor do blog Populista, como pode perceber, indicando a referencia informada pelo leitor. Não existe apologia ao cartaz na postagem, apenas comentários sobre a peça de divulgação da campanha.
O blog tem o objetivo de estudar a historia do Integralismo, e não fazer apologia, respeitando a liberdade de pensamento. Lembro o foco no blog não e política, e sim historiográfico.
Por fim, por favor, deixe seu e-mail de contato, tenho um trabalho de entrevistas de pessoas que tiveram Integralistas entre seus familiares. Gostaria de entrevistar a senhora, se for o seu desejo.
Agradeço por ter compartilhado no Facebook a foto deste cartaz, desconhecido que resistiu a ação do tempo.
Obrigado.