Hoje saio um pouco do tema para falar sobre algo curioso que me deixou extremamente intrigado, trata-se de um vídeo publicado recentemente no Youtube em que um senhor indignado com uma manifestação em seu bairro é chamado pelo manifestante de Integralista, ao criticar sua postura durante o protesto. É interessante visualizar como o Integralismo está no imaginário da população, despertando paixões e ódios.
Em diversos livros, trabalhos científicos ou mesmo novelas é possível encontrar referenciais ao movimento social-politico criado na década 1930 pelo escritor, jornalista e politico Plínio Salgado, estas referencias em parte são responsáveis por ser um tema que muitos já ouviram falar, porém de forma superficial, dificultando assim a analise e o conhecimento das suas ideias, trajetórias e histórias.
Acima vídeo divulgado no site Youtube, filmado no bairro do Leblon - RJ, no qual morador confronta manifestante vestido de Batman sobre suas reais intenções e indumentaria, sendo posteriormente chamado repetidas vezes de Integralista, no 7:05 segundos, da filmagem.
É muito provável, pelas palavras deste senhor indignado com o tumulto gerado pelo "rolezinho", realizado no dia 19 de janeiro de 2014, fenômeno social que toma conta dos grandes centros urbanos do país; que nunca tenha participado do Integralismo ou mesmo saiba algo mais aprofundado sobre o tema. Em uma discussão realizada na rua, durante uma manifestação, onde quem ganha é quem fala mais alto, o debate infelizmente foi extremamente superficial perdendo assim a oportunidade de uma troca de ideias que poderia gerar contornos substanciais, influenciando assim novos protestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.