segunda-feira, 19 de agosto de 2013

“O surgimento do Partido de Representação Popular nas caricaturas do Jornal O Globo"

O ressurgimento do Integralismo no cenário nacional em 1945 foi motivo de diversas manchetes em diferentes jornais pelo Brasil, um periódico entretanto destacou-se por reacender seu passado de combate ao movimento Integralista,  não poupando "veneno" nas suas publicações destinadas a informar o leitor o desenvolvimento da nova legenda do Sigma, agora intitulada Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), que recepcionou um número significativo de antigos membros da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

Acompanhado de diversas manchetes sensacionalistas, o jornal O Globo, sediado no Rio de Janeiro, e fundado em 1925, utilizou de uma formula em crescimento nos jornais de circulação diária, o humor. Através de diferentes charges publicadas por seus cartunistas as criticas editorias ao Integralismo ficam evidentes ao leitor desatento que pode compreender de maneira acessível a interpretação da publicação sobre a história e doutrina Integralista.

Abaixo dois exemplos retirados do jornal O Globo, nota-se que em ambas as charges o cidadão esta representado, transportando o leitor para a charge personificada em personagens humildes para facilitar sua associação. 

Acima charge intitulada "Provérbios Políticos" publicada no jornal O Globo, n° 6281, página 01, 28 de outubro de 1946.

Acima charge intitulada "O Caminho dos Brasileiros" publicada no jornal O Globo, n° 8004, página 01, 30 de novembro de 1945

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.