Já mostrei aqui no blog alguns cartazes da propaganda Presidencial de Plínio Salgado, para Presidência da República, nos anos 50. Trago hoje um raro cartaz com a imagem de Salgado, produzido durante a campanha Populista. Este cartaz foi amplamente divulgado pelos seus correligionários em diversos Estados da federação, porem encontrá-lo atualmente e uma tarefa praticamente impossível, graças a qualidade ruim do papel impresso.
O cartaz, em formato A3, diferente de outros do período, traz algumas particularidades como a frase ufanista: “Nas trevas da confusão, a luz de uma esperança!”, além desta característica a figura de Plínio Salgado, olhando para o futuro, demonstra a imagem solene e sonhadora do candidato, que busca ser a esperança de um povo, conforme a frase indica.
Portanto, Um cartaz tem como objetivo informar, instruir e persuadir o leitor, sobre determinado assunto, pode-se afirmar que a referida propaganda tentou alcançar este objetivo, procurando fotografar Salgado de uma forma que pudesse passar sua mensagem e se utilizando do slogan para reforçar esta presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.