A caricatura é a arte de interpretar a política de forma cômica, apresentando ao publico, com poucos traços, características e aspectos dos principais personagens da política nacional. Estas interpretações são comuns nos jornais e revistas pela sua mensagem simples e de fácil compreensão, transitando assim em ordem distinta com o texto escrito e em muitas vezes desacompanhada de legenda. Desta forma esta linguagem foi intensamente utilizada pelos críticos do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) na imprensa brasileira.
Uma boa caricatura tem como principio adaptar aspectos da personalidade com o fato retratado, neste caso pode-se afirmar que a imprensa em geral se utilizou de forma inteligente deste meio de comunicação para retratar o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular Plínio Salgado ao seu modo. Em diversos jornais e revistas do período se encontram caricaturas sátiras de Salgado, dentre elas, principalmente a revista Manchete, que não poupou criticas à legenda e seus integrantes, fazendo acusações ou simplesmente ironizando a figura de Plínio Salgado.
Um bom exemplo desta linguagem é a caricatura acima de autoria do artista carioca Antonio Nassara publicada na revista Manchete, de 01 de outubro de 1955, nela consta a interpretação cômica de Plínio Salgado no momento em que votou nas eleições presidenciais de 1955, nota-se que além de desenhar o Sigma (símbolo Integralista) de forma invertida na cédula, mostrando uma certa confusão mental, o artista retrata o personagem estendendo a mão, fazendo assim a saudação Integralista com um semblante triste, prevendo sua provavel derrota nas urnas.
O Partido de Representação Popular – PRP também utilizou desta arma com fins informativos e publicitários para vincular suas interpretações sobre o cenário brasileiro. Tendo um papel didático as caricaturas produzidas pelo PRP, em seus principais periódicos, iriam ajudar o leitor a entender as propostas da legenda funcionando como contrapropaganda da mídia em geral. Nas próximas postagens estarei tratando sobre este tema trazendo aos leitores algumas destas inusitadas caricaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.